Tendências no Design e a Pandemia em 2020

Com tantas mudanças, inovações precisaram ser feitas

O primeiro passo é entender a importância das tendências, principalmente para os profissionais de comunicação – designers e diretores de arte. Elas auxiliam a compreender o que vem ganhando força em termos de estética visual. Embora não sejam vistas como regras, acabam se estabelecendo durante períodos de tempo em diversos trabalhos ao redor do mundo ou, até mesmo, de uma maneira local.

Assim como na moda, na comunicação as tendências também acabam influenciando boa parte dos trabalhos. Porém, em alguns momentos é preciso tomar cuidado: encontrar o equilíbrio entre ser mais um em meio a uma multidão e incorporar tendências de maneira inovadora na comunicação, pode ser um desafio e tanto.

Agora, vamos falar sobre as tendências de 2020…

No começo do ano, antes da pandemia do Covid-19 chegar ao Brasil, reports criados pelo ShutterStock já traziam influências na arte, como a ilustração, motion design e animações. Dentre outras muitas tendências, essas duas, sem dúvidas, acabaram dominando a indústria, não apenas por trazerem novas possibilidades, mas também, por questão de necessidade.

Ilustrações

Possibilitam abordar temas de forma mais lúdica e diversa, abrindo espaço para mais representatividade e diversidade na comunicação.

Em meio à pandemia, a produção de conteúdo original para marcas passou a não podem depender 100% de produções feitas pessoalmente. Mas, o que fazer quando sessões de fotos estão fora de cogitação e, ainda assim, manter a identidade da marca em um conteúdo interessante e atrativo?


É nesse momento onde as ilustrações entram em campo: uma tendência que já vinha fortíssima desde 2019, mas que em meio a pandemia consolidou-se como uma opção viável e necessária para o período de mudanças e adaptações.

As produções de vídeo também seguiram o mesmo caminho das ilustrações. O motion design solidificou-se, trazendo diversas possibilidades para campanhas de vídeos e ajudando marcas a inovarem.

Um bom exemplo é a nova campanha da Citroen, que aproveitou a liberdade lúdica das animações para viajar no tempo e contar histórias inspiradas em seus carros. E, até mesmo marcas que já usavam o modelo com frequência, também aproveitaram para contar histórias de uma maneira diferente, como é o caso do Spotify, que em sua primeira campanha global trouxe em animação diversas maneiras de escutar o seu som preferido: músicas ou podcasts.

Esses foram alguns exemplos, dentre muitos outros trabalhos, que foram lançados esse ano e que, não só adotaram essas tendências, mas também foram além e trouxeram suas próprias identidades para esse formato.

Portanto, mesmo em meio a tempos difíceis, as marcas se adaptaram. E vale a aposta de que essas tendências vieram para ficar (pelo menos até a chegada das próximas).

Fontes

https://www.behance.net/gallery/86124977/2020-Design-Trends

https://medium.com/@ludovico.pincini/top-10-graphic-design-trends-in-2020-da5dc0c64cfe

https://medium.com/aela/tend%C3%AAncias-de-design-para-2020-seguir-ou-n%C3%A3o-seguir-b143d753d44

https://medium.com/aela/tend%C3%AAncias-de-design-para-2020-seguir-ou-n%C3%A3o-seguir-b143d753d44

Campanhas

https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/04/16/10-tendencias-criativas-intensificadas-pela-pandemia.html

https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/09/11/campanhas-da-semana-spotify-netflix-entre-outras.html

https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/04/09/campanhas-da-semana-bradesco-johnsons-e-outras.html



Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/6/64/12/talquimy/public_html/wp-content/themes/inside/template-parts/content-post.php on line 127

Warning: Attempt to read property "term_id" on null in /home/storage/6/64/12/talquimy/public_html/wp-content/themes/inside/template-parts/content-post.php on line 127

Veja outras relacionadas a esse assunto