Audiência protagonista
Apesar dos diversos debates sobre gestão de marcas, por uma série de razões, muitas empresas ainda não adotaram totalmente a dinâmica de conversar com seus clientes e consumidores.
Apesar dos diversos debates sobre gestão de marcas, por uma série de razões, muitas empresas ainda não adotaram totalmente a dinâmica de conversar com seus clientes e consumidores.
Mas a era da conversação chegou para ficar e opiniões e valor de marca passaram a ser construídos coletivamente, com a audiência não somente respondendo a estímulos e mensagens, mas participando – e às vezes sendo a protagonista – dessa relação.
Campanhas publicitárias e ações de comunicação onde o personagem central é o próprio cliente constroem narrativas de marca poderosas, justamente por trazerem para o holofote histórias de terceiros para contarem as suas próprias.
Um exemplo é o Mercado Livre que traz em seu Youtube uma série de vídeos “Baseados em Fatos reais”, onde passagens divertidas dos seus clientes dimensionam o quanto a marca está presente na rotina das pessoas.
A Dupont, dona da marca Kevlar, elemento fundamental dos coletes à prova de bala, também explorou esse caminho. Com a desafiadora missão de estabelecer um diálogo com policiais, a empresa apresenta o projeto Heróis de Fibra, em que compartilha histórias de bravura, determinação e solidariedade vivenciadas pelo seu público.
A iniciativa posiciona a empresa não apenas como fabricante de um produto de alta qualidade, mas também como marca engajada em destacar e prestigiar os usuários, cujas histórias traçam a trajetória da marca.