Envolver pessoas para resultados inovadores
Vivemos a “era da cooperação” onde tudo que é construído de forma coletiva tem um grande potencial de ser compartilhado e ganhar mais visibilidade.
“Colaborar” é a palavra do momento. Vivemos a “era da cooperação” onde tudo que é construído de forma coletiva tem um grande potencial de ser compartilhado e ganhar mais visibilidade. Isso acontece, principalmente, porque a internet permite que pessoas de todo o mundo se conectem e se ajudem de maneiras diferentes, seja oferecendo uma carona em um aplicativo, seja colaborando em um projeto de financiamento coletivo.
Olhar para esse anseio de cooperar dos usuários e criar oportunidades de construir algo novo é a base do conceito de “cocriação”, explorado por empresas de inovação como Mesa & Cadeira e Co-Viva. Afinal, a colaboração gera novas ideias com olhares diferentes sobre o mesmo aspecto possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Cocriar é reunir pessoas de fora da empresa para participar de um processo criativo e prototipar uma solução. Foi o que o Mercado Livre fez ao convidar influenciadores de segmentos diferentes – plus size, moda e lifestyle – para um dia de imersão e troca de experiência com marcas, vendedores e executivos da empresa na Melicidade – a cidade do Mercado Livre.
A missão desse time de “insighters” era trazer visões diferentes sobre o consumo de moda on-line e alternativas para o empreendedor digital melhorar a experiência de compra do seu cliente. O resultado? Centenas de publicações espontâneas nas redes sociais relatando a experiência, uma lista de sete dicas publicada no Mercado Livre Insights, acessos orgânicos para o site e a experiência que você confere no vídeo abaixo.