A nova cara do TikTok

Fabiana Prezotto, Talquimy*

Logo que foi criado, em 2016, o TikTok ganhou rapidamente o coração e a memória do celular da garotada. Isso por causa, sobretudo, do formato dos posts, dos filtros e das – sejamos honestos – dancinhas!

A rede estava indo muito bem dessa forma e as pessoas ao redor do mundo pareciam estar de acordo com essa divisão. Mas 2020 chegou e o confinamento de milhões de pessoas mudou em todos os sentidos – inclusive nesse.

De acordo com a consultoria AppAnnie, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2020, subindo três posições no ranking em comparação ao ano anterior. Mais do que isso, seus usuários ganharam várias caras e idades. Ao final do ano passado, 40% dos presentes na rede tinham entre 16 e 24 anos, segundo o GlobalWebIndex. O restante está espalhado em faixas etárias mais altas. O Kantar Ibope detectou um aumento de 24% de usuários entre 35 e 55 anos e 14% de pessoas com mais de 55 anos.

O Brasil, como sempre, contribui para o fenômeno. Já são 7 milhões de brazucas cadastrados no TikTok e a taxa de engajamento de seus criadores é 20% maior do que taxa global (dados da HypeAuditor). Isso abre um novo universo para influenciadores e marcas – que aliás, estão aprendendo rápido como atuar na rede. E quando se diz “aprender” é porque elas tiveram mesmo que adotar um estilo diferente, de acordo com a própria rede.

Não seria possível estar presente no TikTok sem acompanhar seu jeitão irreverente, bem humorado e ágil. Não dava para chegar num ambiente de vídeos “caseiros” com uma super produção. E, principalmente, não ia adiantar nada chegar com mensagens marketeiras e promocionais. Foi muito bacana ver marcas lançando desafios engraçados, quase que desprendidos de uma aura corporativa, para de fato ter uma repercussão. A Rexona, por exemplo, lançou o #LavaMãoChallenge, com artistas inventando suas próprias coreografias para ensinar a lavagem das mãos. Guaraná Antarctica foi a primeira marca a realizar parceria com o TikTok em 2019 e tem uma alta adesão nos desafios que lança periodicamente.

Mas não é preciso ser uma marca jovem e descolada para estar no TikTok. O NuBank iniciou seu canal com dicas rápidas de finanças, e depois evoluiu para os desafios, ficando mais colaborativo e engraçado – o #50reaischallenge tem uns vídeos impagáveis. Outras marcas já usaram o aplicativo para anunciar vagas e se deram muito bem.

Tudo isso veio para ficar e as marcas precisam traçar suas estratégias e investir em criatividade para entrarem no TikTok. Espaço existe, público – já está mais do que provado –, também.

*Outros cases que valem a pena conhecer:

A marca de beleza canadense The Ordinary;

A descolada Milk MakeUp;

A gigante Fenty Beauty.

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