O mundo corporativo e as trocas de mensagens no WhatsApp

Como um aplicativo com viés tão pessoal começou a influenciar a comunicação dentro das empresas de uma forma cada vez mais ágil.

Há quase 10 anos, em 2010, o WhatsApp chegou e se tornou um grande fenômeno entre todas as idades, fazendo com que o SMS perdesse seu espaço. Com o passar do tempo, o aplicativo, que antes era utilizado apenas para o uso pessoal, conquistou também seu lugar no ambiente corporativo, facilitando e estreitando a comunicação entre empresas e clientes.

De certa forma, o aplicativo facilitou bastante a comunicação dentro das empresas, tanto para os relacionamentos entre os próprios funcionários quanto com seus stakeholders, que em muitos momentos se encontram sem acesso à e-mail e, por meio da plataforma, podem ser mais ágeis na resposta.

Para ser ainda mais eficaz no ambiente corporativo, foi desenvolvido o WhatsApp Business, direcionado para empresas, e que já está fazendo bastante sucesso. Sobretudo para os segmentos comerciais, que utilizam a ferramenta para fazer a divulgação dos seus produtos, promoções e campanhas. O interessante da versão empresarial é que o profissional consegue estabelecer métricas. O aplicativo ainda oferece uma área onde é possível encontrar esses dados e conferir as informações necessárias para notar como anda a presença no mercado. Dessa forma, é mais fácil identificar as falhas e definir melhor a estratégia de marketing da empresa.

Com as agências não é diferente. Hoje, vemos o WhatsApp presente no planejamento dos clientes, como uma forma estratégica de divulgação mais eficaz e estreitamento de relacionamento. O mercado vem mudando de forma brusca e para conseguir se manter é preciso seguir com as novas formas de comunicação.

Agora, até onde o uso do aplicativo pode ser benéfico para as organizações? Muitos abusam, e saber utilizar de forma correta para gerar engajamento com os clientes é importante. Por isso é necessário planejamento e estratégia para que os conteúdos enviados sigam de acordo com o perfil de cada cliente, com os seus objetivos e com linguagem formal e mais direta.

O WhatsApp é uma forma eficaz de comunicação, mas não substitui os outros meios; ele é sim mais uma maneira de alcançar resultados melhores.

Neste momento, esta ferramenta está sendo colocada à prova mais do que nunca, em todas as suas configurações – texto, áudio, vídeo… – e assim como outros recursos irá mudar a forma como trabalhamos daqui em diante.

#TalquimyTips #TalquimyDelivery #Ficaemcasa #Stayhomestayhealthy

Veja outras relacionadas a esse assunto