O que é SEO e por que ele deve estar na sua estratégia de comunicação?

Patricia Vidal, Talquimy*

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que traduzindo, significa Otimização Para Motores de Busca. Ou seja, se trata de um conjunto de estratégias para otimizar o desempenho orgânico, que nada mais é do que os acessos espontâneos de um site ou algum conteúdo em buscadores como o Google, Bing e, até mesmo, o Youtube.

Hoje em dia, estima-se que há mais de 5 bilhões de pesquisas por dia no Google e a principal dúvida da maioria das empresas é: como aparecer nas primeiras posições das buscas de forma orgânica?

É necessário planejamento e uma série de estratégias, que podem ser aplicadas tanto na estrutura da programação de um site quanto no planejamento do conteúdo produzidos, e na construção de links de qualidade, o famoso link building.

SEO na prática

Hoje existem mais de 200 fatores de rankeamento que o Google leva em consideração, mas não deixa tão claro quais são. Vão desde o tamanho e originalidade do conteúdo, experiência do usuário no site, até o uso de palavras-chaves que são utilizadas estrategicamente no título e ao decorrer do conteúdo.

O SEO é um trabalho que costuma dar resultado de médio a longo prazo e precisa de um acompanhamento constante dos resultados e das estratégias utilizadas pela concorrência para se manter nas primeiras posições dos motores de busca.

Como incluir as estratégias de SEO no meu planejamento de comunicação?

Entender como pensa os consumidores, quais são as dúvidas do público-alvo, o que eles gostariam de saber sobre determinado produto ou serviço e ser o local onde encontrarão essas informações. No momento da prospecção de novos clientes, saber quais os problemas que uma empresa poderia ajudar a resolver, para que o usuário passe a conhecê-la e vê-la como referência no assunto.

Saber qual é a palavra-chave a ser usada em um conteúdo também é essencial. Dessa forma, existem ferramentas gratuitas que ajudam a entender como usuário pesquisa por um produto ou serviço e a dúvida deles em relação aos mesmos:

Answer the Public

Google Trends

Question DB

Esse é um trabalho dinâmico, mas muito desafiador. Caso o SEO seja bem planejado, pode trazer diversos benefícios para uma empresa e também, para as vendas dela. Mas, com bastante estudo e pesquisa, é possível se manter sempre à frente.

Agora que você sabe tudo sobre o SEO, está na hora de colocar em prática as dicas para aproveitar o potencial da sua presença na web.

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