O mercado de beleza em 2020 diante da crise do COVID-19

Joyce Muller, Talquimy*

¹Em fevereiro de 2020, algumas oportunidades de negócios, do mercado de beleza e bem-estar foram apresentadas pelo caderno de tendências da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e do Sebrae. Neste caderno foi indicado um estudo com a estimativa de que 1,5% do orçamento das famílias neste ano fossem destinados a gastos em produtos e serviços do setor.

Além da tendência de procura por produtos para cabelos crespos e naturais está o self care. ¹De acordo com um estudo da Nielsen, em tempos de crise econômica, uma boa parcela dos latino-americanos buscou produtos de cuidados para si mesmos. Mais de 30% dos millennials e da Geração X, por exemplo, consomem esse tipo de produto para se sentirem bem, enquanto 50% dos Baby Boomers e da chamada “Perennials” (mais de 65 anos) têm tendência a pagar mais por produtos que os façam se sentirem bem.

Com a crise do COVID-19, tanto a indústria de beleza quanto os serviços de beleza terão que conviver com o impacto do vírus no futuro próximo, cada uma com a sua realidade. Mesmo em um cenário crítico, sabemos que esse é um mercado confiante e com capacidade de recuperação, devido ao histórico do ² “Efeito Batom” – quando mesmo na crise o consumo permanece pela sensação de autorecompensa. Pensando nisso, algumas empresas estão conseguindo se reinventar de diversas formas para estar próximas de seus consumidores e apostando em ações que também podem contribuir no pós-crise.

Serviços de beleza

  • ³O estudo recente da Opinion Box revela que 25% cancelaram ou suspenderam serviços de beleza e bem-estar. Destes, 76% pararam de pagar os prestadores.
  • Para o setor não se perder, o 4Sebrae se antecipou e já orienta os empresários e cabeleireiros a minimizar de algumas formas os impactos desse período. As dicas para reduzir as perdas são: revisar custos fixos no salão; organização administrativa; organizar o contato de clientes por CRM; manter contato com os clientes pelas redes sociais; faxinas e pequenas reformas são bem-vindas neste momento.
  •  Para gerar renda, alguns salões estão ativos nas redes sociais, dando dicas e compartilhando pacotes de descontos para serem usados até final do ano de 2020.

Já as marcas de beleza apostam em relacionamento direto com o consumidor e oportunidades de mostrar ao público empatia com ações sociais em parcerias com órgãos públicos e celebridades. A doação de álcool em gel ou líquido vem crescendo a cada dia, pois muitas empresas que fabricam perfumes estão com a produção reduzida e podem facilmente converter seu parque fabril para produtos similares.

Responsabilidade Social

  • 5A Natura &Co e o Grupo São Martinho fizeram parceria para processar e envazar 15 mil quilos de álcool em gel e 150 mil litros de álcool em solução 70% que foram doados à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
  • 6O Grupo Boticário anunciou em 31/03 a doação de 216 toneladas de álcool em gel, álcool líquido 70% e sabonetes a pessoas em vulnerabilidade social, governo e redes públicas de saúde da Bahia e do Paraná, além de seus funcionários e familiares.
  • 7A Always, marca de produtos para cuidados femininos, da P&G decidiu doar R$ 200 mil ao Laboratório de Investigação Médica da Fundação Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo.
  • 8A apresentadoraXuxa Meneghel em parceria com a empresa Baruel doaram 300 mil sabonetes para comunidades carentes de São Paulo e Rio de Janeiro.

Relacionamento Direto

  • Sephora, Caudalie, M.A.C e NARS estão elaborando conteúdos entre os funcionários para abordarem sobre as tendências de beleza e dicas de uso de produtos.
  • Como uma forma de passar o tempo e não abandonar seus clientes, cabeleireiros e maquiadores também estão à frente de lives para mostrar sua rotina de cuidados de beleza e até os afazeres de casa como uma forma de união neste momento.

Cocriação com consumidores

  • Inserir o cliente na demanda criativa de um produto ou coleção neste momento deve crescer. Com muitas pessoas em casa e conectados a maior parte do tempo, 9a L’Óreal, por meio da sua marca de esmaltes Colorama, lançou uma campanha digital para definir junto ao público final, de 30 de março a 7 de abril quais cores e nomes farão parte da nova coleção. 

O futuro das compras

  • Neste momento, com a campanha “Fique em Casa”, as compras virtuais estão aumentando e as empresas estão criando promoções para alavancar as compras.
  • 10Segundo a matéria da Cosmestic Innovation, pesquisas revelam que uma quantidade expressiva de marcas adota pelo menos uma medida relacionada à técnica de vendas por Omnichannel, para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Após o COVID-19, duas grandes tendências ganharão destaque:
  • Realidade Aumentada – com a poderosa ferramenta é possível exibir o produto por outros ângulos ou simular o seu uso em circunstâncias semelhantes àquelas em que ele será empregado na vida real.
  • Internet das Coisas – imagine estar andando em um shopping e resolver parar em uma loja porque recebeu uma notificação de que o aniversário de uma pessoa querida está próximo e essa loja te mostra que há mercadorias específicas para aquela pessoa. A integração da IOT (Internet of Things) com o marketing deverá ter grande peso na construção de arquiteturas, que irá expandir a forma do consumo.
  • Self Care – A tendência citada já em fevereiro pela Abihpec, tem uma entrada forte neste momento. Uma certeza existe: o self care vai aumentar. E não foi interrompido totalmente neste momento: alguns cuidados básicos, muitas vezes feitos em salão como sobrancelhas e unhas, já estão sendo adaptados:
  • 3Segundo o estudo levantado pela Opinion Box, 43% dos entrevistados estão cuidando mais da higiene pessoal e 28% estão usando mais o serviço de farmácia online.
  • Os hábitos das influenciadoras de beleza em casa mostrados nos stories do Instagram, como máscaras faciais e hidratantes para o cabelo, são produtos fáceis de achar em farmácias e a procura tende a aumentar nos próximos dias.  
  • Seguindo a tendência de cosméticos naturais e DIY (Do It Yourself – faça você mesmo) receitas naturais de beleza com ingredientes encontrados na cozinha como café/açúcar para esfoliar o rosto e óleo de oliva para hidratar o cabelo, são algumas das experiências que poderão ser testadas  nesses momentos livres durante a quarentena.

Diante deste cenário, as empresas continuam presentes, investindo mesmo que de forma mais modesta, comunicando-se com seus clientes e buscando conquistar novos públicos. Definitivamente, não é hora de se retirar. A crise do COVID-19 vem como um desafio para um mercado gigante, marcado por ser quase que imbatível em tempos de crise para criar e se reinventar. Alguns segmentos, como o da beleza e cosmética, encontram um espaço neste momento, podendo pensar em uma recuperação menos traumática no futuro. Certamente outros também devem buscar seu espaço, para continuar presente no cotidiano e mente dos consumidores para quando isso tudo passar. Pois vai passar.

*Colaborou Thalita Donadelli, Talquimy

Referências do texto:

1. https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Estetica-e-bem-estar/noticia/2020/02/o-que-vai-bombar-no-mercado-de-beleza-em-2020-e-render-muito-dinheiro.html

2. https://mepoupenaweb.uol.com.br/sonhos-de-consumo/efeito-baton-voce-linda-na-crise/

3. https://materiais.opinionbox.com/pesquisa-coronavirus

4.https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Estetica-e-bem-estar/noticia/2020/03/5-dicas-para-saloes-de-beleza-enfrentarem-crise-do-coronavirus.html

5.https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/23/natura-co-e-so-martinho-fazem-parceria-para-doar-lcool-gel-em-sp.ghtml

6. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/31/grupo-boticario-doar-216-toneladas-de-alcool-em-gel-liquido-e-sabonetes.htm

7. https://cosmeticinnovation.com.br/always-faz-doacao-para-grupo-de-pesquisadoras-da-usp/

8. https://istoe.com.br/apos-ajuda-milionaria-em-prol-do-covid-19-xuxa-doa-300-mil-sabonetes-para-comunidades-carentes-de-sp-e-rj/

9. https://guiadafarmacia.com.br/colorama-convida-consumidoras-para-criar-nova-colecao/

10. https://cosmeticinnovation.com.br/10-tendencias-para-alavancar-as-vendas-no-e-commerce-apos-covid-19/

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