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O poder do alcance orgânico: por que marcas estão repensando seus investimentos em redes sociais

Como o marketing orgânico está reconquistando espaço nas redes sociais e por que marcas estão aumentando seus investimentos em conteúdo autêntico para fortalecer o relacionamento com o público e reduzir custos.

No início, as redes sociais eram espaços onde marcas e pessoas podiam se conectar sem precisar pagar por alcance. Mas, com o tempo, as empresas perceberam o potencial de monetização e priorizaram postagens pagas em seus algoritmos. Essa mudança tornou os anúncios um pilar do marketing digital, enquanto o alcance orgânico foi perdendo espaço. O estudo The Growing Power of Organic Social, desenvolvido pela VaynerX em parceria com a Ipsos, empresas especializadas em comunicação, marketing digital e análise de mercado, reflete essa evolução ao investigar o impacto crescente e a volta do marketing orgânico. 

O estudo incluiu um levantamento quantitativo online com 100 líderes seniores de marketing nos EUA, que supervisionam atividades de social media em suas marcas. Os resultados mostram que o marketing orgânico não apenas está ganhando protagonismo, mas também redefinindo a maneira como as marcas constroem relações e geram impacto no mercado.

A pesquisa aponta que 79% dos marketeiros aumentaram seus investimentos em social media orgânico nos últimos três anos e 50% pretendem aumentar ainda mais esse investimento no futuro próximo. O motivo? O marketing orgânico oferece um alto valor estratégico ao permitir conexões autênticas, construir confiança com audiências e reduzir custos de aquisição de clientes.

A ascensão desse formato também está ligada ao crescente custo da produção de conteúdo para mídias pagas e às mudanças nos algoritmos das plataformas, que agora favorecem interações genuínas.

O impacto ao longo de toda a jornada do consumidor

O estudo revela que o social media orgânico impacta todas as etapas do funil de marketing:

  • 87% dos profissionais de marketing acreditam que contribui para objetivos de topo de funil, como reconhecimento de marca.
  • 84% enxergam impacto no meio do funil, auxiliando na consideração de compra.
  • 48% afirmam que também tem impacto no fundo do funil, auxiliando na conversão de vendas.

Ou seja, o orgânico deixou de ser apenas um canal de engajamento e branding para se tornar uma ferramenta fundamental na tomada de decisão do consumidor.

Social media para testar hipóteses 

Um dos aspectos do estudo é sobre a percepção de que o social media orgânico não é apenas um canal de comunicação, mas também um motor de insights para a tomada de decisões de negócios. Segundo o levantamento, 72% dos profissionais de marketing utilizam o social media orgânico para testar hipóteses antes de grandes investimentos, enquanto 65% usam insights extraídos dessas plataformas para guiar inovações em produtos e serviços.

A prática de social listening, ou monitoramento de conversas digitais, tem sido cada vez mais explorada para entender mudanças nos hábitos de consumo. Marcas que captam esses sinais rapidamente conseguem adaptar suas estratégias e se manter relevantes no mercado.

Mesmo com esses avanços, o estudo aponta que ainda existe uma lacuna entre a crença no poder do orgânico e a prática cotidiana. Embora 68% dos marketeiros acreditem que os ativos de social media são os novos comerciais de TV, apenas 47% realmente adotam uma mentalidade social-first ao desenvolver campanhas.

Esse dado reforça que, apesar do reconhecimento do valor do social media orgânico, ainda há desafios culturais dentro das organizações para mudar o mindset e colocar o orgânico no centro das estratégias de comunicação.

Confira o relatório completo aqui

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