Como o employer branding se tornou um diferencial estratégico para os negócios
Grandes empresas brasileiras, como Nubank, Magazine Luiza e Itaú, têm investido de maneira permanente no GPTW, entendendo que a certificação é um ativo muito importante, não somente para o público interno, mas para a comunicação como um todo. Aliás, o banco Itaú integra o índice IGPTW da B3, que inclui empresas que investem consistentemente no ambiente de trabalho como parte de suas estratégias ESG, reforçando sua imagem positiva no mercado e entre investidores.
O Great Place to Work foi fundado nos Estados Unidos por Robert Levering e Milton Moskowitz na década de 1980, com a missão de promover e reconhecer as melhores práticas de gestão de pessoas. Para isso, a consultoria GPTW avalia empresas em todo o mundo com base na satisfação e no engajamento dos funcionários. A iniciativa chegou ao Brasil em 1997, recebendo inscrições de 130 empresas das quais apenas 30 foram certificadas nessa primeira edição.
De lá para cá, o projeto cresceu enormemente. Para se ter uma ideia da importância atribuída a esse reconhecimento, basta observar seus números mais recentes. Em 2023, mais de 5 mil empresas se inscreveram no processo. Desse grupo, 3.868 empresas receberam a certificação e 150 foram premiadas como as “Melhores Empresas Para Trabalhar” no país.
A metodologia do GPTW é baseada em duas principais avaliações: a pesquisa Trust Index e a análise do Culture Audit. A pesquisa Trust Index mede a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e o Culture Audit é um questionário respondido pelos gestores da empresa. As respostas são analisadas para verificar a congruência entre o que os líderes promovem e o que os colaboradores experimentam, gerando uma visão ampla e imparcial sobre a cultura organizacional.
O reconhecimento GPTW é um ótimo indicativo não somente para listar lugares ideais para se trabalhar, mas também referenciam contextos mais favoráveis aos negócios, uma vez que, empresas com boas práticas de gestão de pessoas, como as que recebem o reconhecimento GPTW, são vistas como mais estáveis e menos arriscadas.
Relatórios da McKinsey, como “Performance management that puts people first”e “Tracking the talent metrics that matter” apontam que organizações com boa reputação como locais de trabalho tendem a atrair mais investimentos, o que lhes permite ter mais inovações e melhorias de produto, aumentando a competitividade no mercado. Portanto, o reconhecimento como GPTW não só eleva o ambiente interno da empresa, mas também cria uma cadeia de benefícios que reflete diretamente em seu desempenho nos negócios.
Equipe como mídia qualificada
Quando colaboradores estão realizados em seus trabalhos, se tornam embaixadores naturais da marca, melhorando a experiência do cliente e, consequentemente, influenciando positivamente as vendas.
Trazer os funcionários como protagonistas da comunicação sobre o reconhecimento GPTW traz autenticidade e humaniza a marca, fortalecendo a conexão emocional com o público. Quando satisfeitos, eles compartilham suas experiências, aumentando a credibilidade da mensagem. Esse tipo de comunicação gera maior engajamento nas redes sociais, já que histórias reais e pessoais tendem a ressoar mais com os consumidores.
Dessa forma, a empresa demonstra transparência e reforça que o selo reflete a realidade do ambiente de trabalho. Considerar a comunicação do GPTW como uma iniciativa no marketing externo é essencial para fortalecer seu posicionamento no mercado, demonstrando seu compromisso com boas práticas de gestão de pessoas e, por sua vez, atraindo clientes, parceiros e investidores que valorizam organizações éticas. Diante disso, as possibilidades geradas para a comunicação externa fazem do Great Place to Work uma ferramenta estratégica para ampliar a credibilidade e o alcance da marca.