O Whatsapp como forma de buscar informação

Infiltrados IPÊ

Instituto IPÊ - Projeto Semeando Água

Desafio

Promover um amplo diálogo sobre meio ambiente, em especial sobre o Cantareira, inspirando a tomada de consciência da população acerca da importância da conservação desse sistema.

Estratégia

Considerando a audiência potencial de mais de 7 milhões de pessoas, para otimização do orçamento, a estratégia mirou em alcançar 5% desse universo que tivesse um potencial de disseminação para ampliar a mensagem organicamente, expandindo seu alcance para além das audiências já estabelecidas nos canais IPÊ.

Ideia

O projeto "Infiltrados-Ipê" estimulou pessoas naturalmente interessadas pelo tema, municiadas de conteúdos leves e informativos, a "invadirem" conversas cotidianas em grupos digitais de família e de amigos, apresentando a pauta ambiental de uma forma mais engajadora.

Impacto

A criação de uma rede no WhatsApp e nas redes sociais, fomentando uma conversa positiva sobre esse recurso tão valioso que é a água.

Modelo de campanha    

Para uma conversa recorrente, o papo foi organizado por ciclos, onde cada ciclo trouxe uma perspectiva diferente do tema.

Na carona da água

Água pede um carro por aplicativo e mostra todo o caminho até chegar na nossa torneira

Água é POP

A água como fonte da produção agro do Sistema Cantareira

Zodíaco da escassez

O seu signo na falta d' água chamando atenção para os problemas em um cenário de escassez

Semear Água

Os 4 passos para semear água com Alexandre Uezu, coordenador do projeto Semeando água

Voz à Cantareira

A própria Cantareira ganhou voz no Facebook e soltou umas indiretas bem diretas para todo mundo ficar ligado.

Identificar oportunidades através do processo de monitoria para abastecer a página com conteúdos de viés humorístico.

Trabalhar com a ideia do com/sem em situações do cotidiano com foco em conscientização.

Com base nos memes que circulam pela internet, foi possível trabalhar a escassez da água em um tom mais leve e divertido.

No digital as informações se disseminam mais rápido, desta forma aproveitamos as oportunidades para abordar temas importantes por meio dos assuntos do momento.

Usar pitadas de humor para abordar conteúdos mais sérios resultaram em bom engajamento.

Continue navegando pelos nossos cases