Usamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com a Política de Privacidade.

A transformação digital na indústria e na comunicação B2B

As três pontas que baseiam a migração de uma comunicação tradicional para outra digital em linha com a inovação produzida pela empresa   

Contexto

A ABB é uma multinacional suíça com mais de 130 anos de estrada. Líder em tecnologias de eletrificação e automação, a empresa conta com mais de 100 mil funcionários e atua em mais de 100 países, impulsionando inovações que aceleram a transformação industrial mundial.

O desenvolvimento da comunicação da ABB com a Talquimy começou em 2020, focado em transmitir a dimensão da marca para segmentos específicos da indústria brasileira. Atualmente, o projeto está mais dirigido às áreas de PAEN, focada em automação de processos para a indústria de energia, e de PAMA, dedicada à automação de processos de instrumentação e analítica nas indústrias). A necessidade de uma abordagem mais específica, combinada ao momento da economia, traz a necessidade de focar em meio a muitas possibilidades de fala.    

Em quais conversas a marca se insere?  

O cenário da indústria brasileira é marcado por desafios significativos para seu crescimento. A demanda por modernização e a adoção de tecnologias avançadas são cruciais para a competitividade industrial e é nessa conversa em que a comunicação da ABB se encaixa. 

O momento não é falar somente de soluções técnicas, mas de apresentar uma visão que compreenda também os benefícios possíveis com as tecnologias aplicadas à gestão da produção industrial.  A área de PAEN e PAMA da ABB tem muito a agregar para as trocas sobre inovação, sustentabilidade, bem como, discussões sobre automação de processos e a consolidação da indústria 4.0, além de seu papel em temas como cibersegurança e energia renovável. São nesses tópicos que a Talquimy trabalha a ABB estrategicamente. 

Executivos como mídia 

A ABB tem muitos profissionais que são autoridade em sua especialidade. Colocá-los no front da comunicação tem sido um ganho duplo: construção de um storytelling afiado e a distribuição da mensagem dirigida para audiência, resultando em um engajamento qualificado sem altos investimentos em mídia. 

Bebendo dessa estratégia, a Talquimy criou a série audiovisual Walking Talking. A ideia é simples: em vídeos bem dirigidos, disponíveis no Youtube e no LinkedIn, a audiência é convidada para uma caminhada com os executivos da ABB, trocando uma ideia sobre os principais problemas e potenciais da indústria brasileira. 

Menos complexidade com mais interatividade 

Além de artigos e vídeos no LinkedIn, a Talquimy também explora premissas de DataViz para tornar as informações densas em conteúdos mais dinâmicos. Um exemplo é a infografia dinâmica desenvolvida pela primeira vez no site do cliente. 

Desenvolver o infográfico interativo sobre cibersegurança trouxe aprendizados importantes para a ABB, que se encontra em uma fase de redefinição de sua comunicação B2B. Além da peça em si, a Talquimy também somou com a equipe de desenvolvimento de site da empresa para testar e chegar a melhor maneira de disponibilizar esse conteúdo pioneiro para a ABB. 

Nos testes foram verificados como o infográfico ficaria disponível, se em landing page ou dentro de alguma seção, quais os destaques para o conteúdo especial em outras áreas do site da empresa, que tipo de texto e instrução deveria figurar na página do infográfico, que tipo de iconografia. 

Este é um passo a passo corriqueiro para agências de comunicação como a Talquimy. O ganho foi chegar a esse nível de compreensão juntamente com a ABB, que começou recentemente a explorar novas formas de se comunicar também por meio de seu site. 

Segmentação para insights 

Usar a segmentação do LinkedIn para chegar em clientes corporativos de maneira mais precisa é algo comum em marketing digital. Como a entrega na plataforma costuma envolver um pouco mais de investimento, frente às demais, quando a campanha roda nesse ambiente, é importante pensar em uma forma de aproveitar os recursos ao máximo.  

Além de dirigir a mensagem, o uso dos dados do LinkedIn sobre presença de um determinado segmento da indústria e o comportamento de consumo de informação, pode colaborar para estratégias comerciais que entendam melhor quais os caminhos para trabalhar o cliente em um funil não linear, como é o caso de soluções tecnológicas no campo da automação. 

Resultado 

Ao longo dos anos a comunicação da ABB tem transacionado de um modelo tradicional centralizado na mediação da imprensa para um modelo híbrido com mais construção de presença relevante no digital, crescendo o engajamento de maneira qualificada e posicionando essa multinacional como autoridade em automação.

Em meio a relatórios sobre campanhas, análises sobre audiência, discussões sobre conteúdos e formatos, Talquimy e ABB buscam transformar a comunicação para a indústria e mostrar como e a que ritmo as tecnologias já consolidadas no mundo podem tornar o setor produtivo brasileiro mais competitivo e sustentável. Trata-se de uma transformação digital que ocorre também na forma como a ABB se apresenta para o mercado.  

Contato

Vamos falar?

É só escolher o assunto e a gente já conversa