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Online, offline, all line

Digital, mobile, digital, mobile, digital, mobile. Nas discussões do mercado de comunicação, só dá essa dupla.

Digital, mobile, digital, mobile, digital, mobile. Nas discussões do mercado de comunicação, só dá essa dupla. Sim, o negócio é por aí, mas quem é do marketing e da comunicação sabe que não existe fórmula pronta. Estar nas redes sociais ou ter um aplicativo bacaninha não é sinônimo de uma comunicação de resultado.

O mais importante em toda estratégia é colocar o consumidor no centro das ações, entender bem sua jornada e dialogar com ela. As iniciativas digitais, com suas métricas dados e configurações, ajudam muito nesse entendimento e no impacto positivo dessa jornada, mandando a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa.

No entanto, é importante considerar que o consumidor atual é multiplataforma, multitarefas, enfim multitudo. Pesquisas de demografia já não são suficientes para entendê-lo e concentrar suas fichas somente no digital nem sempre dá certo.

O ponto é olhar para público e ativá-lo com base na premissa do “all line”, ou seja, on e off sem divisão. Neste contexto, é fundamental acreditar que o planejamento e a estratégia são “seres vivos”. Não basta fazer uma vez e seguir, é preciso revisá-los constantemente e mudar a rota quando algo não estiver indo bem.

Em todos os projetos da Sofá Digital - distribuidor de filmes independentes VOD (video on demand) – a comunicação navega por diversas plataformas. Os filmes são vendidos pela TV (NET Now), Itunes, Google Play e outros canais. Mais recentemente, foi lançado o Filmmelier, um hub de conteúdo para cinéfilos, que traz sinopses, opiniões de especialistas e até convoca os usuários para eventos.

E as campanhas se alinham a essa diversidade de público e canais, acontecendo nas redes sociais, marketing digital, anúncios off-line e relacionamento com influenciadores e imprensa. Tudo é pensado especificamente para cada um desses contextos, dialogando com o consumidor em diferentes momentos de sua jornada.