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Tutoriais: Como tornar sua marca mais relevante

Quando falamos em marketing de conteúdo, uma das principais referências é Youtility.

Quando falamos em marketing de conteúdo, uma das principais referências é Youtility. O livro de Jay Baer , lançado em 2013, ainda diz muito sobre como marcas devem se relacionar com o seu cliente. O mantra “smart marketing is about help not hype” (marketing esperto precisa ajudar e não ser descolado, em tradução livre) é uma provocação para a comunicação moderna.

Com um expressivo consumo de tutoriais nas redes, surge a oportunidade para marcas cumprirem o papel de ajudar clientes a resolver algum problema que estejam enfrentando, seja fazer uma receita ou um pequeno reparo em algum equipamento doméstico. Desafios não faltam.

Empresas dos segmentos mais variados fazem uso dessa estratégia para se conectar com sua audiência. Um exemplo é a Axalta, empresa líder na fabricação de tintas e revestimentos para o segmento automotivo, transporte, indústria e arquitetura. Em seus canais no Facebook e Instagram tem estabelecido um diálogo produtivo e educativo com profissionais da repintura de carros.

Materiais, técnicas e produtos são apresentados sempre pela perspectiva de compartilhar algo interessante que resulte em um aprendizado.

Outro exemplo é o LinkedIn. Por meio de vídeos explicativos, a plataforma traz para o usuário várias dicas de como tirar o seu melhor proveito. Se você é da área de marketing e comunicação, certamente vai se interessar por informações sobre conteúdos patrocinados, como explica o vídeo abaixo, por exemplo.

Em uma competição acirrada por atenção, você precisa ser muito relevante para que sua audiência despenda alguns minutos (ou até mesmo segundos) com a sua marca. Sendo assim, encontrar uma necessidade específica que sua empresa pode resolver é um ótimo caminho para evoluir na relação.